quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como gravar um iso de Playstation 2

Bem, pessoal, nesse post vou ensinar a gravar uma iso de PS2 no dvd (ou cd se for o caso) usando o Nero 7.
Eu disse "gravar" mas esse processo pode ser chamado de "queimar" (burn) também.
Às vezes você baixa um jogo e ele vem com um bloco de notas com instruções em inglês usando a expressão "burn" (jogos de pc). Tanto faz.
Lembrando que esse tutorial serve pra você gravar qualquer iso, além de jogos de PS2. Pode ser um programa, um jogo de pc, etc.

A iso, pra quem não sabe, é um formato de imagem, mas você pode encontrar jogos em outros formatos como bin, nrg (formato criado pelo Nero), mds/mdf, etc.
Essa "imagem" nada mais é do que todos os arquivos do jogo ou programa compilados em um só pronto pra gravar (ou emular com driver virtual de cd/dvd, coisa que explicarei em outro tutorial).

Então, com tudo pronto: cd/dvd virgem no gravador, imagem iso pronta e o Nero 7 aberto, mãos à obra. Aqui nesse tutorial usei o Nero 7 em português.

Lembrete: não apóio a pirataria. Esse tutorial é apenas para fins de backup do seu jogo ou programa. Não me responsabilizo por uso indevido dele.

Passo 1: primeiro veja se você vai gravar em dvd ou cd. Para isso clique lá no topo do programa e escolha. E em seguida aponte o ponteiro do mouse para "Cópia de segurança" e, nas opções abaixo, escolha "Gravar Imagem em Disco" (foto abaixo):



Passo 2: hora de escolher a imagem a ser gravada. A tela abaixo aparecerá automaticamente, restando a você escolher a imagem a ser gravada. Procure pela pasta onde ela está, clique nela e clique em "Abrir" (alternativamente você pode dar dois cliques nela):



Passo 3: vamos agora configurar a gravação. Acompanhe pelos números nas fotos (clique na foto para ampliar):



Antes de mais nada, clique onde a seta vermelha está apontando para expandir a janela e aparecer as opções.

1- Escolha 4x (5.540 KB/s). Velocidades maiores que isso podem acarretar erros de gravação, e não queremos perder mídias, não é?

2- Deixe marcado "Gravar" ai (orly?).

3- Aqui você escolher quantas cópias vai fazer. A cada disco gravado, o gravador abrirá para você trocar o disco gravado pelo disco virgem a ser gravado.

4- Clique ai para iniciar a gravação.

Pronto, agora é só aguardar o final da gravação.



Espero que ajude quem precisar. Lembrando que há outros programas que gravam também, mas isso é assunto para outros tutoriais.
Abraço

0 comentários:

Postar um comentário