Quando queremos baixar algum filme na internet, é comum encontrarmos diferentes siglas no nome do arquivo. Se vocês não sabem o que quer dizer cada um daqueles códigos nos arquivos de vídeos tipo CAM, TS, TC e por aí vai, irei esclarecer esse assunto neste post.
Os formatos mais comuns de gravação de vídeos são: CAM, TeleSync (TS), Telecine (TC), Screener (SC), DVD-Screener (DVDscr), R5, DVDRip, VHSrip, TVRip, PDTV/HDTV, Workprint(WP). Sendo estes quatro últimos mais raros de serem encontrados. Estas siglas esclarecem unicamente o modo o qual foi utilizado para captura do audio e vídeo do filme.
No formato CAM a gravação é feita dentro do próprio cinema e com a captura do aúdio feito geralmente por um microfone, sendo este o motivo pelo qual é possível observar ruídos, principalmente risos em filmes de comédia. O ângulo de gravação do filme depende de onde a câmera foi posicionada. Diferentemente do TeleSync que tem uma qualidade um pouco superior pois o aúdio é gravado de uma fonte externa (poltronas com entrada pra fone de ouvido) e muitas vezes é filmado com câmera profissional em salas de cinema vazias ou direto da sala de projeção. A qualidade do TS pode variar muito, e fique atento que por diversas vezes rotulam CAM como TS.
Na qualidade Telecine o filme é gravado utilizando uma máquina de Telecine que copia o filme digitalmente direto do rolo preservando a qualidade da imagem e do aúdio, este tipo de formato é muito raro de ser encontrado.
O Screener e o DVD-Screener é um tipo de captura de filme a partir de VHS ou DVD promocional que são enviados para locadoras ou outros lugares com finalidade de divulgação do filme. Normalmente tem aspect ratio 4:3 (Tela Cheia), e possuem uma marca d’água que permanece durante todo filme, mas na minha opinião não atrapalha muito.
R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição “.LINE” para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de “.R5″ e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
DVDRip, VHSrip e TVRip, são na minha opinião as melhores qualidades possíveis (levando em consideração qualidade e tamanho de arquivo) para baixar os filmes, são rips feitos de dvds, vhs ou programas de TV, com a melhor qualidade. Geralmente chegam na internet antes das locadoras.
Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.
Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.
0 comentários:
Postar um comentário