terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sete dicas para manter seu computador seguro

Navegar na internet em segurança está cada dia mais difícil. Todos os dias meu e-mail está lotado de spams e vírus, quanto a isso é quase impossível obter o controle (pelo menos até onde eu sei), mas evitar que esses vírus anexados nas mensagens sejam baixados para o seu computador é uma tarefa bem fácil. Encontrei umas dicas de como manter o meu computador mais seguro no site Superdownloads e comentei o que julguei necessários para aos iniciantes (em vermelho e negrito).



1. Não instale dois programas antivírus no mesmo computador, pois, por terem a mesma funcionalidade eles poderão entrar em conflitos, ocasionando erros e/ou problemas no seu computador. Recomendo o AVG 8.0, uso e nunca tive problemas com ele.

2. Atualize sempre o seu programa antivírus. Dessa forma você poderá garantir que o seu computador estará sempre protegido das mais recentes ameaças.

3. Atualize o seu sistema operacional. As falhas de segurança do Windows são constantemente exploradas por uma série de pragas digitais. Atualizando o seu Windows (Iniciar -> Windows Update), todas as falhas de segurança conhecidas serão corrigidas, o que deixará o seu computador mais protegido. Essas atualizações têm a opção de serem feitas automaticamente, bastando que você faça o seguinte: Clique em INICIAR -> PAINEL DE CONTROLE -> CENTRAL DE SEGURANÇA -> e ative a opção ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA. Fiz isso no Windows Vistas, mas acredito que no XP é igual.

4. Utilize outros navegadores. O Internet Explorer está presente na maioria dos computadores, porém, existe uma série de pragas digitais que exploram falhas de segurança presentes nesse navegador. Portanto, utilize navegadores como o Opera ou Firefox, embora esses navegadores também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma freqüência muito menor. O Google chrome também é uma boa pedida pra quem não necessita dos plugins do firefox, é bem leve e dificilmente trava.

5. Cuidado com e-mails falsos e anexos de e-mails. Principalmente se o link ou arquivo anexo terminar com formato EXE que são arquivos que executam programas, mas isso não descarta as outras extensões de arquivo.Na dúvida não baixe o anexo, mesmo se quem te enviou foi seu amigo.

6. Evite sites com conteúdo duvidoso.

7. Atenção ao usar programas de mensagens instantâneas (MSN, ICQ, Yahoo! Messenger, etc.). Algumas pragas são capazes de emitir uma mensagem que contém um link para um vírus ou para um spyware em uma conversa. Portanto, mesmo durante uma conversa, se você receber um link que não estava esperando, pergunte ao seu contato se realmente ele te enviou o link.

0 comentários:

Postar um comentário