terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dividindo arquivos grandes com Winrar

Outro dia fui mandar um arquivo por e-mail para meu chefe, mas o arquivo tinha mais de 10 mb, tamanho limite permitido pela maioria dos e-mails, no caso aqui citado foi o hotmail. E pude notar que uma tarefa que possa parecer simples pra mim pode não ser tão simples para outros, então vou explicar aqui passo-a-passo como separar os arquivos utilizando o Winrar e depois como juntá-los novamente.

Primeiramente clique com o botão direito do mouse no arquivo que você deseja compactar e depois clique em "Adicionar para o Arquivo..." (o que tem o ícone do Winrar do lado, caso você tenha outros compactadores instalados apareceram outros). Surgirá a tela mostrada abaixo.


Digite o nome do arquivo desejado, nesse caso coloquei "titas-cartaz.rar" pois compactei o arquivo de um cartaz do show de Titãs que fiz pra agência a qual trabalho. Escolha o método de compressão e depois coloque o tamanho do arquivo desejado no campo "Tamanho do Volume, Bytes", isso quer dizer que você deve colocar o valor em bytes sendo que, 1 megabyte corresponde a 1048576 bytes, mas nas versões mais novas pode-se colocar a sigla "mb".

Clique em ok e espere terminar a compactação.

Surgirão agora arquivos com tamanho máximo determinado por você. No meu caso usei 10 megabytes, então surgiram 2 arquivos um com 10 mb e outro com 5 mb, cada um terminado com a extensão .part1 e .part2 se fossem trinta arquivos iriam de .part1 a .part30.

Para juntar os arquivos novamente basta extrair o arquivo .part1 e ele executará as partes necessárias automaticamente, bastando todos os arquivos estarem na mesma pasta, do contrário será pedido para apontar o caminho do arquivo seguinte.

Espero ter sido claro. Qualquer dúvida, comentem.

0 comentários:

Postar um comentário