terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que é Boot ?

Um site que eu gosto muito de entrar pra ler os artigos é o Baixaki e frequentemente vocês vão poder ver citações ou mesmo copias discaradas como essa. Este pequeno artigo fala sobre o Boot, o que é e pra que serve, uma coisa simples que muita gente ouve falar, mas como eu, não sabe (na verdade não sabia) exatamente o que é. Segue o artigo:
Aprenda o significado de mais um termo muito usado na computação.
Muitos usuários sentem-se perdidos com alguns termos usados na informática. Boot é um destes termos que está na boca do povo, principalmente de técnicos em informática, mas que poucas pessoas sabem o que realmente significam. Se você ouviu a palavra Boot e não sabia o que significava, está na hora de aprender.

O que significa?

Boot é um termo em inglês que significa processo de inicialização do computador. Quando você aperta o botão “Power” para ligar seu computador, na verdade você está dando início ao boot da máquina.

Como acontece

O boot do sistema tem basicamente duas funções, a primeira delas é o POST, outro termo da informática, que significa Power On Self Test. Nada mais é do que o teste de toda a parte de Hardware (placas, memórias, HD, drives, etc.) do computador. Você já deve ter notado que logo depois de ligar o computador um som característico é emitido (um “bip”). Este som é o POST avisando que está tudo certo para iniciar o computador.

A segunda tarefa do boot é carregar os arquivos necessários para a inicialização do Sistema Operacional. Esses arquivos são colocados na memória RAM e a tela inicial característica de cada sistema é exibida. A partir daí, o Sistema Operacional assume o comando do computador.

0 comentários:

Postar um comentário